Pages

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Professora Isabel e os poetas dos 6ºs anos







Abriremos aqui espaço para o relato da professora de Língua Portuguesa, Isabel, dos 6ºs anos do período matutino do Castelo Branco
(Palavras da professora): Estou aqui para apresentar um trabalho que é fruto da Olimpíada da Língua Portuguesa. Uma proposta de leitura e escrita do Banco Itaú, denominado Poetas na Escola com o tema "O lugar onde vivo". Como, infelizmente, não concluímos a proposta na data prevista não foi possível enviar os textos produzidos pelos alunos o que os impidiram de concorrer aos prêmios estabelecidos. Daí surgiu a idéia de agrupar os textos e formar uma coletânea poética. Mas, qual é mesmo o objetivo em trabalhar poesia no 6º ano? Talvez alguém possa questionar.
Existe em nossa cultura uma crença muido arraigada de que a função da poesia é cantar amores e exaltar o belo. É importante o professor ajudar os alunos a ultrapassarem essa crença e compreender que na verdade a poesia traduz em suas palavras como o poeta olha o mundo. Poesia fala de tudo
Durante a realização das Oficinas (Varal de Poesia, Catadores de Poemas, etc) fiquei surpresa com a qualidade da análise dos poemas que os alunos fizeram, inclusive com uma analogia ao Hino Nacional.
Oficialmente os alunos deixaram na Biblioteca de nosso Colégio a Antologia Poética.
Parabéns professora Isabel e a seus pequenos alunos. Com certeza, iremos a Biblioteca para nos deliciarmos com as poesias. Que o trabalho tenha continuidade em 2009.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, professora Isabel, foi muito bom poder presenciar a exposição deste brilhante trabalho:O poeta na escola.Somente através de atitudes assim poderemos formar pequenos escritores.Parabéns!!!!
Abraços!!!!
Professora Terezinha